Olá amigos e amigas guitarristas, neste artigo vamos falar um pouco das coisas que todo guitarrista usa e você vai precisar ao longo do tempo ter para estudar guitarra, são itens básicos que vão te auxiliar na sua jornada como guitarrista e outros se aplicam também para outros instrumentos, para músicos em geral, que precisam dessas ferramentas.

Muitas das coisas daqui, vai custar pouco ou nenhum dinheiro, os que custam dinheiro, você vai adquirindo aos poucos, uma dica legal é: se presentear em comemoração a sua própria evolução.

Tenha uma boa Guitarra

Isso mesmo, parece banal mencionar que você vai precisar de uma guitarra, mas algumas pessoas vão pensar que para estudar guitarra, vai ser só na aula com o professor, Mas a sua evolução no instrumento vai se dar quando você estiver sozinho(a) com ela. A sua Guitarra 

E uma boa guitarra não quer dizer que vai ter que vender seus rins para comprar uma também, (temos um artigo aqui no site sobre guitarras custo-benefício) A guitarra vai precisar ser “ok”, que afine e tenha uma boa regulagem, a altura das cordas deve estar baixa mas sem trastejar, as oitavas bem reguladas e toda elétrica funcionando. já está bom.

Afinador

Eu sei eu sei, você tem um ouvido perfeito sabe todas as notas só ouvindo elas né? Ouvido absoluto não é necessário aqui, mas se você tiver, ótimo! Mas um afinador que cabe no bolso vai te livrar de uma perda de tempo afinando mal seu instrumento e comprometendo todo seu estudo, você vai achar que está tocando as notas “erradas”. O som dos acordes não vai sair como deve ser, tudo vai ficar sem graça e daí você vai ficar perdido, porque simplesmente seu instrumento esta mal afinado.

Os afinadores existem de vários modelos e preços, existem também para aqueles que não querem gastar os aplicativos de celular, existem aos montes é bem tranquilo de usar, e se você quer treinar seu ouvido existe o diapasão, também vou deixar um link de um vídeo aqui que eu fiz para afinar o violão ou guitarra ouvindo a nota de cada corda.

Metrônomo 

É muito importante tocar no tempo, isso você já sabe…

Agora para estudar a guitarra não vai ter um baterista marcando tempo pra você em período integral, então a sua vida será salva pelo meu querido amigo o metrônomo. O metrônomo marca o tempo da música, em bpm (batidas por minuto) alguns vem com diferentes configurações para diferentes estudos em tempos e frações de tempo, colcheia, semicolcheia,  tercina.

Em modelos físicos, os tipos são bem variados e preços para todos os bolsos e os mais divertidos acho que são os metrônomos mecânicos, confesso que nunca tive um desses, mas pretendo. O metrônomo também tem sua versão em aplicativos, prático, muito bom se você não quer gastar, mas uma coisa particular que me incomoda são as notificações do celular que com certeza vai tirar seu foco e atenção na hora de estudar.

Então desligue as notificações um pouco e “de olho no tempo”.

Palhetas

As diferentes palhetas que você vai ver por aí, não é atoa que elas existem, muitos timbres e estilos mudam drasticamente com a simples mudança das palhetas, que podem ser encontradas em diversos materiais e espessuras. O legal é que este é um produto barato e  você pode ter várias, experimentado, em diversos estilos ou até encontrar sua predileta mesmo.

Cordas

Sim, as cordas da guitarra  fazem a diferença no som do instrumento, mas não é tanto assim, se fala muito em calibres de guitarra, mas cordas muito grossas podem fazer mal a sua saúde, pois para fazer um bend em uma corda 0,12 você vai fazer muito mais esforço do que com uma 0,9. e isso ao longo do tempo pode lhe causar uma tendinite, ainda mais se não faz nenhum exercício de aquecimento/alongamento antes de pegar na guitarra.

A questão do calibre das cordas está relacionado com a tensão exercida no instrumento e “segurando” melhor a afinação. Mas cordas muito velhas não vão trazer aquele brilho no som e você pode ficar desapontado achando que seu equipamento está com algum problema, mas não se engane, cordas novas dão vida nova ao instrumento.

Cabos

Talvez isso te incomode, mas um cabo só não é o suficiente, mas você não precisa comprar aquele cabo banhado a ouro porque ele vai dar o melhor som da sua vida inteira. NÃO!

Existem diversas boas marcas no mercado  que vão suprir sua necessidade, e dignamente você pode comprar os seus cabos e tocar, existem modelos com a ponta em L, em espiral, de 1, 2, 5 metros, várias cores, é só escolher.

P.S. Os transmissores podem substituir os cabos, mas podem dar um pequeno atraso no som.

amplificador

Uma boa guitarra ligada em bom amplificador é tudo que você precisa para tocar.

Eu já ouvi isso várias vezes, mas um bom amplificador valvulado custa um bom dinheiro, e pra você estudar não precisa ser um amplificador grande, principalmente se você mora em um apartamento ou qualquer outro lugar que não se pode fazer tanto barulho. Os modelos são infinitos, combo, cabeçote + caixa, mini amplificadores, pode tocar também com a pedaleira ligada com fones de ouvido, existe o Irig e similares, um aparelho que é ligado no celular e permite usar simuladores de amplificadores em aplicativos de celular.

Pedais

Nada é obrigatório, das coisas que todo guitarrista usa, alguns pedais de efeito são muito divertidos, trazem novas sonoridades e “cores” no som como distorções diferentes, modulações e ambiências, e existem aqueles pedais que não tem som.

aqueles que substituem alguns outros equipamentos, como o afinador por exemplo. Junto com os pedais deve ser adquirido fonte e cabos para ligar.

 Temos um post aqui, com uma lista de pedais clássicos que você pode comprar.

bônus: correia e bag

Correia: É legal estar preparado para várias situações, alguns guitarristas iniciantes podem até esquecer, mas uma correia para você tocar em pé é uma boa já quando for comprar a guitarra, vai que você chega num lugar que não tem cadeira pra sentar enquanto toca. e treinar sua performance em pé estudando é bem diferente de tocar sentado, acho que você já viu alguma apresentação do Slash né?!

Bag E pra carregar seu instrumento e não ficar batendo em todo canto e também não ficar a mercê do tempo, não precisa ser um case super legal, mas se for melhor.

conclusão 

Neste post vamos ficar por aqui, esta foi uma lista básica de itens que você vai se deparar na sua jornada na guitarra, quando for pesquisar não se assuste com os preços elevados de algumas coisas. Comece pelo mais básico e siga em frente, se for esperar para comprar tudo e depois começar, pode demorar muito e acabar desanimando da guitarra.

vou deixar a lista aqui só pra lembrar, até mais.

  • Guitarra
  • afinador
  • metrônomo
  • palhetas
  • cordas
  • cabos
  • amplificador
  • pedais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *