Fala guitarrista!! neste post vamos abordar o tema: como gravar guitarras usando plugins gratuitos no computador, e vamos falar sobre 1 desses plugins
Existe uma infinidade de plugins na internet mas vamos falar sobre esses dois especificamente por se tratarem de ótimos plugins e porque este é gratuito, você baixa no seu computador e já pode usar.
Claro, sem duvida nenhuma o cenário mais legal para gravação de guitarras seria: uma guitarra(com pedais e tudo), um amplificador, um bom microfone ligado a uma mesa de som incrível, com um produtor musical super conceituado no comando.
Mas muita gente já descobriu como gravar sua música em casa com uma interface de áudio simples com um computador modesto, e mesmo não gravando uma música, ep ou album inteiro na sua casa, você pode ser um compositor e gravar sua ideias no computador, ou mesmo gravar suas partes e enviar para os outros músicos, a tecnologia atual permite o que a tempos atrás era impensável.
Digital audio workstations (DAW)
Para gravar existem os mais variados programas de gravação(DAW), dentre eles estão o Reaper o Cakewalk Sonar, o Pro tools o Studio One, o FL Studio e muitos outros…
Nestes programas você pode fazer todo o processo de produção de uma música, desde a gravação até a masterização, editando partes, gravando muitas e muitas pistas, usando instrumentos virtuais (Vsti`s), loops e usando equalizadores, compressores nativos do programa para corrigir problemas da gravação.
Interfaces de áudio
As interfaces de audio também: das mais variadas marcas como Focusrite, Behringer, Universal audio, M-Audio dentre outras incríveis marcas de equipamentos de baixo e alto custo.
aqui estamos falando de guitarras, ok?! mas nesse post em especial vamos falar sobre guitarras pesadas e com som mais moderno.
Porém você quando vai ligar sua guitarra diretamente na interface de audio para gravar o som não vai ser aquele som bonito de um amplificador valvulado ou transistorizado que seja, ele vai ser um som do pre amplificador da interface ou pior ainda, se a interface não tem pre amplificadores (o que é muito raro hoje em dia), vai ser um som bem sem graça mesmo…
daí que entram os simuladores de amplificadores, pedais, gabinetes (nesse caso entram os IR’s “impulse responses”), pra dar aquele som que os guitarristas geralmente procuram.
PLUGIN
EMISSARY
O plugin é o Emissary
Este plugin e fabricado pela empresa STLTONES, eles comercializam outros diversos tipos de plugins, aqui esta o site: https://www.stltones.com/
assim diz no site do fabricante: Este módulo oferece uma paleta de tons muito ampla não apenas para o músico de metal moderno, mas para uma variedade maior de gêneros˜.
A distorção deste plug-in realmente é muito legal, para aqueles amantes de afinações baixas guitarras de 7 e 8 cordas e uma mão na roda. o design dele também e muito bonito e fácil de mexer nos controles de equalização e ganho, e possível alterar parâmetros na parte de trás do amplificador alterando as simulações de válvula, demais né!
obs. uma recomendação que eu deixo aqui que eu acho que vale a pena ficar atento, é o músico buscar timbrar seu som com o mínimo de distorção possível, assim você poderá mais facilmente encontrar sua identidade sonora sem esquecer de “descer o braço” na hora de tocar, pois o seu som também está nas suas mãos, o excesso de distorção pode fazer o músico achar que já está tocando muito bem quando na verdade aquela massa sonora intensa não deixa ele “se ouvir”, uma boa pegada e controle de dinâmica é fundamental para dar sentimento na música.
Nad IR
Junto com o Emissary, você deve fazer o download também do carregador de impulse responses Nad ir, com ele você pode carregar simulações de vários gabinetes e microfones que já vem com ele, cara se você não usar um carregador de impulse response com o plugin seu som vai ficar parecendo um enxame de abelhas…
inclusive na internet existem vários sites que vendem e ate disponibilizam de graça vários impulses responses muito bons.
Ordem dos plugins
o plugin de simulação de amplificador deve vir antes do carregador de impulse response
Esses plugins mesmo não se invertendo, você pode “incrementar”, usando por exemplo plugins de equalização (eq) entre a simulação de amplificador e caixa (impulse response) e outros plugins de simulação de pedais, pre amps, afinadores, a lista vai longe
abaixo tem foto dos plugins no programa Reaper.
Latência
A latência (atraso) é um problema que você pode enfrentar, dependendo do computador, da interface de áudio e de como se esta gravando fica muito difícil conseguir tocar e se concentrar na tomada (take), é muito fácil se perder no tempo e comprometer a performance do músico e sua naturalidade, mesmo que seja com o mínimo de latência, por isso bastante atenção nas configurações do seu computador, essa informações você consegue facilmente como configurar na internet, site do fabricante da interface ou até mesmo no manual.
conclusão
Pra quem nunca ouviu falar em gravação de música, parece muita coisa não é mesmo?
no entanto esse é só uma pequena parte do processo de produção de uma música.
mixagem e masterização são assuntos bem mais densos dentro de mundo incrível
Essa é a lista do que você vai precisar para gravar suas guitarras que abordamos nesse post:
- Computador
- Daw (digital audio workstation)
- Interface de audio
- Plugin (simulador de amplificador)
- Carregador de I R’s impulse responses (simulador de gabinetes)
Coisas que não falei aqui porque são obvias:
- Guitarra (afinada, bem regulada e com boas cordas)
- 1 bom Cabo. (é o suficiente!!!)
- Monitoração: Fones ou Monitores de áudio
continue estudando bastante, não desista, deixe a música fazer parte da sua vida !
abraços!!!