…e como isso pode melhorar e muito como você vai tocar,
Sim, vamos falar do lado bom de aprender células rítmicas, isso vai te abrir caminhos antes inimagináveis na sua jornada, “o controle do tempo” uau….
e não e só isso, vai trazer uma certa tranquilidade na hora de criar um solo ou bolar aquele Riff bacana.
Um mínimo de matemática aqui é exigido, nada de mais, porém somente a atenção em alguns detalhes fazem a diferença na hora de tocar algo que está escrito na partitura.
Você não vai morrer se errar, não tenha medo, isso é bem normal na verdade, muitas pessoas tem esse receio com as partituras, pois não entendem e acham aquilo uma coisa de outro mundo, mas não é…..
…e os primeiros passos pra você entender a partitura não é somente na teoria,
é chegar de cara já colocando em pratica o pouco que se aprende.
TEORIA ➡️ PRÁTICA mais um pouco de TEORIA ➡️ PRÁTICA E + PRÁTICA
…e claro tocar e muito.
…e nesse caso a pratica deve sempre evoluir, faça até entender cada passo, bem certinho, você não vai mais esquecer, a pratica deliberada é o que vai acontecer se manter o foco e eliminar os erros rápido. e assim poderá evoluir para coisas mais complexas.
Praticando notas de 4, 2 e 1 tempo.
VAMOS VER E FAZER
- compasso 4/4
- nome da nota: Semibreve, vale 4 tempos (ela dura quatro tempos)
- nome da nota: Mínima, vale 2 tempos (ela dura 2 tempos)
- nome da nota: Semínima, vale 1 tempo (cada nota dessa dura 1 tempo)
Vamos praticar?
coloque o metrônomo para funcionar: 60 bpm (isso vai ser beeeem chato) 😅
na primeira linha da partitura são todas Semibreves
na segunda linha da partitura são todas mínimas
e na terceira linha da partitura são todas semínimas
…e todas as notas que você vai ver nesse exemplo são a nota Lá, pegue a sua guitarra…corda 3, casa 2 e comece contar…. 1, 2, 3, 4 junto com o metrônomo.
outras dicas
Para que você alcance o som desejado deve-se prestar atenção ao que está escrito, e fazer as notas soarem, bem tocado de uma forma que se escute muito bem as notas,
Se grave tocando, muitas vezes temos uma opinião errada sobre como nós mesmos estamos fazendo com o instrumento, e na verdade quando você se ouve a maioria das pessoas tem uma certa tendência a não gostar tanto daquilo, mas é um passo importante para sempre evoluir, e para isso qualquer celular serve.
Faça o que for mais simples bem feito, ainda não chegamos nas notas com divisões rítmicas mais complexas aqui neste post, mas fazer aquilo que é mais fácil muito bem feito é muito melhor do que fazer coisas super difíceis tudo errado.
Não pule as etapas do processo, vá devagar, tenha a paciência necessária para (de novo) tocar as coisas mais simples.
Nos tempos com mais divisões, mais notas vão aparecer e vai exigir mais fisicamente, e sim será necessário mais resistência, e essa resistência vai vir com a prática no instrumento.
Os diferentes ritmos musicais trazem divisões rítmicas características, geralmente quando você aprende um ritmo novo preste atenção nisso, que vai te facilitar bastante a vida, inclusive na hora de escrever suas próprias músicas.
Variando combinações
Então chegamos onde eu queria neste assunto que são Células rítmicas, que nada mais são do que as variações sobre as divisões de tempo em uma, duas, três e quatro partes.
A definição de célula rítmica são essas combinações matemáticas que
vão gerar possibilidades de padrões de rítmicos específicos, e as pausas vão ter papel muito importante, atenção redobrada.
….já estamos ficando redundantes em dizer: tem que estudar todas as variações em vários tipos de andamentos e ritmos com o metrônomo.
conclusão
Este e um assunto extenso e merece ser revisitado, com exemplos mais complexos. Não deixe de estudar bastante com o metrônomo e analisar as células rítmicas uma a uma principalmente quando estiver tocando músicas que você nunca tocou, compare com alguma gravação, sinta a pulsação da música.
grande abraço e bons estudos.