Hoje vamos falar um pouquinho sobre 3 lendas que já estiveram em discos clássicos, na Mao, ou melhor, no pe de guitarristas famosos, como Eddie van halen, Joe satriani, Dave Murray (iron Maiden), Randy Roads, Jerry Garcia, Tom York…

Geralmente usados  na frente de amplificadores grandes e válvulados, essas ferramentas de fazer barulho, realçaram o timbre e fizeram a cabeça de gerações ao longo das décadas a partir dos anos 70 até hoje. Os anos se passaram e eles continuam nos pedalboards de muita gente boa que faz música.

E hoje especificamente vamos falar sobre distorções, são circuitos simples, pedais com poucos botões, que mudam drasticamente a sonoridade e se você não souber o que está fazendo pode levar tudo por agua abaixo, mas não faz mal nenhum aprender a mexer e girar os botões é muito legal. 

Vamos aos pedais.

Boss distortion DS-1 

Este pedal ja foi muito mal compreendido e o pessoal costuma chamar ele de “abelhudo”, ele surgiu em 1978, o primeiro de distorção lançado pela empresa japonesa Boss.O circuito do Boss DS-1 chega na saturação com o som alto e rico em harmônicos, diferente de alguns pedais de distorção, que eram muito altos e audio com menos definição.

Este pedal foi largamente usado nos anos 80 e 90, nos estilos de metal, hard-rock, metal, punk e hardcore. Usado por Kurt Cobain, Steve Vai, Joe Satriani, Robert Smith, Paul Banks, Gary Moore, John Frusciante…Este é um pedal muito barato até hoje, talvez isso seja também um dos pontos que fazem este pedal tão popular.

Com muito poucas modificações ao longo do tempo, o DS-1 continua praticamente com a mesma cara. Ele tem e botões, sendo o Tone: que altera o a equalização, quanto mais para esquerda mais grave fica o som, quanto mais para direita mais agudo é o som.

Level: este botão aumenta e diminui o volume do pedal.

Dist: este botão serve para aumentar e diminuir o nível de distorção no pedal.

Este pedal e um buffer by pass, isso quer dizer que quando ele está desligado, o sinal passa pelos circuitos eletrônicos, isso vai afetar um pouco no volume da sua guitarra.

 Se você quiser comprar o pedal ele esta disponível em muitas lojas, é muito fácil de encontrar.

RAT 

Esse pedal da empresa ProCo teve varias versões, os primeiros modelos eram totalmente construídos à mão.Ainda no primeiro modelo o botão de Tone aumentava os agudos girando no sentido horário, no RAT v2, o logotipo mudou, o botão de Tone foi substituído pelo botão de Filter que continuou sendo fabricado assim. O “Filter” corta os agudos quando girado no sentido horário.

O botão distortion serve para ajustar os níveis de distorção do pedal. O botão volume serve para ajustar o nível de saída do pedal e não afeta no nível de distorção que o pedal tem.Este pedal foi largamente usado no estilo hard-rock, mas ele é muito versátil dado o nome de outros famosos que usaram o RAT, caras como Jeff beck, John Scofield, Metallica(no primeiro álbum), Robert Fripp, David gilmour,

Existe uma discussão calorosa na internet sobre o chip LM 308 da Motorola, que este chip que daria a característica fantástica para o som do pedal e existem outros que dizem que não é este componente que dá característica ao som do pedal e sim capacitores e potenciômetro e várias coisas reunidas que dão um som diferente. Se você gosta do assunto vale a pesquisa.

Este pedal não é tão fácil de encontrar nas lojas, mas com uma rápida pesquisa na internet você encontras a versão mais atual.

MXR distortion +

O menor pedal da lista, mas com som grande, essa belezura cabe em qualquer board, o MXR Distortion + foi lançado em 1974 juntamente com o dyna comp e o Blue box. Este pedal é bastante simples, ele tem um circuito op-amp, usa dois diodos de germânio e ele tem somente dois botões:

OUTPUT: Este botão serve para ajustar o nível de saída do pedal. DISTORTION: este botão serve para ajustar o nível de distorção. mas ao aumentar o ganho do pedal ele vai aumentar o nível de agudos. Usado por guitarristas como: Dave Murray (Iron Maiden), Randy Roads, Paul Gilbert, Eddie Van Halen, dá pra sentir que este pequeno não veio para brincadeira.

Este pedal também não é tão fácil de encontrar nas lojas, mas com uma rápida pesquisa na internet você encontras a versão mais atual.

Conclusão 

As distorções são pedais que devem ser vistos com muito atenção pelos guitarristas, pois cada estilo e música pode e vai pedir sons diferente e voce experimentar coisas novas sempre. Espero que você tenha gostado da nossa lista dos 3 pedais de distorção, então diga nos comentários, qual desses você ja usou, ou pretende usar, e se tiver alguma sugestão, também aceitamos.

Até mais e bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *